Publicado em 35 comentários

PAP: Bolso de Cama

PAP: Bolso de Cama

PAP: Bolso de Cama

O maior quarto do apê não é nosso quarto de dormir, é o ateliê-escritório-quartinho-da-bagunça. Então a cama foi parar naquela quarto minusculinho. Não tem espaço nem pra criado mudo ao lado da cama, pra deixar despertador, um livro, uma garrafinha de água, o celular…

Já tinha visto bolsos de cama pela internet, feitos com feltro. Como a matéria-prima que não falta em casa é retalho, fiz o meu com tecido.
Depois fiz um par para presentear meus pais, e melhorei um pouco o molde e o modo de fixar. E será este modelo que o passo-a-passo seguirá:

PAP: Bolso de Cama

Abaixo está o passo-a-passo para confeccionar o seu, as medidas dos retângulos podem variar conforme a altura da sua cama, e o sistema de fixação também dependerá do tipo de cama que você tem em casa. Como a minha é forrada com o mesmo tecido do colchão, utilizei velcros. Mas se sua cama for de madeira, você pode utilizar pregadeiras (conhecido também como alfinetes de segurança, “joaninhas”, alfinete de fralda…) no fundo do colchão, ou ainda pregar com tachinhas na madeira, pelo lado de dentro da cama.

Materiais:

  • Tecidos do seu gosto;
  • Tecido liso para o avesso;
  • Fibra acrílica (colante ou comum);
  • Linha para quiltar;
  • Linha para costura;
  • Velcro (lado àspero);
  • Alfinetes;
  • Máquina de costura;
  • Tesoura de tecido;
  • Ferro de passar;
  • Régua.

Moldes:

Base: 30 cm largura X 34cm de comprimento
Bolso maior: 30 X 16cm
Bolso menor: 30 x 12 cm

*CRTL+clique nas imagens para abrir maior

Instruções:

1. Cortar cada molde nas seguintes quantidades: 1x no tecido, 1x na fibra, 1x no forro deixando uma margem para aparar após o matelassê ou quilt (cerca de 0,5cm ao redor de todo molde já é suficiente).

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

Dica: cada bolso você pode fazer em uma estampa diferente, e também fica legal variar os tamanhos dos bolsinhos. Mas cuidado ao sobrepôr mais que 2 bolsos sobre a base, pois ficará uma camada muita grossa para costurar o viés depois.

2. Passar a ferro os tecidos para remover enrrugados, amassados.

PAP: Bolso de Cama3. Se sua fibra for termocolante, pode unir os tecidos à ela enquanto o ferro ainda está quente. Se optar por utilizar fibra comum recomendo alinhavar o “sanduiche”: tecido-fibra-forro.

4. Quilt ou matelassê: será a costura de união do “sanduiche”, que manterá a fibra comportada mesmo após muitas lavagens (pode ir pra máquina de lavar!). Você pode até montar seu bolso de cama sem quilt ou matelasê, mas assim que colocar na água, a fibra irá acumular em algum canto, ou formará feiosas bolotas! Se você nunca quiltou ou matelassou antes, recomendo treinar em um retalhinho qualquer, e dar uma olhada nesse tutorial do Superziper aqui.

PAP: Bolso de Cama5. Cortar as aparas que excedem a medida dos moldes. Posicione o molde sobre o material já quiltado, risque com um giz, remova o molde e depois corte.

Dica: Evite aparar o tecido com o molde sobre ele, eventualmente a tesoura pode danificar o molde e o manuseio do tecido com o papel muitas vezes gera cortes tortos.

6. Corte tiras com 4 cm de largura no tecido que preferir, este será o debrum que contornará o bolso e dará acabamento. Se for preciso emendar um no outro, faça como se emenda viés, para que não fiquem grosseiras num mesmo ponto devido às margens de costura. Para emendar posicione direito com direito do debrum, formando um “L”, ou seja, em ângulo de 90º, faça uma costura na diagonal (45º) com arremates conforme a segunda imagem abaixo, depois corte o excesso de tecido a 1cm da costura, abra o debrum e abra também as margens de costura. A tira não pode apresentar desníveis quando aberto.

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

PAP: Bolso de Cama7. Costure o debrum na beirada superior dos bolsos. Coloque o direito da tira de debrum com o direito do forro. Arremate no início e no final da costura com o botão de retrocesso.

PAP: Bolso de Cama8. Vire para o lado direito do bolso, dobre a borda livre do debrum e se for necessário passe à ferro para vincar melhor. Se este é seu primeiro debrum, recomendo alinhavar com linha de cor bem diferente antes de ir para a máquina pespontar as beiradas.

Dica: Alinhavar é um pouco demorado para os mais impacientes, mas garanto que desmanchar costura de máquina demora ainda mais. Se você já está craque em debrum, alguns alfinetes farão o trabalho, e aí é só pespontar as beiradinhas do debrum à máquina. Para os mais perfeccionistas, pontos invisíveis nas beiradas dão um acabamento ainda melhor!

9. Empilhar sobre a base o bolso maior, e depois o bolso menor, alfinetar todos juntos (abaixo-esquerda). Faça uma costura com o maior ponto da máquina e sem retrocesso, para unir os bolsos à base. Se utilizar fibra muito grossa você pode chulear as bordas de todo o bolso em máquina overloque ou no próprio Zigue-zague da máquina reta (abaixo- direita).

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

PAP: Bolso de Cama10. Hora de costurar o debrum ao redor do trabalho. Comece colocando a face direita do debrum de encontro com a face direita do tecido do forro/atrás de seu bolso de cama. Inicie na parte superior, pois esta emenda ficará escondida embaixo do colchão. Disponha o debrum ao redor do trabalho para verificar se a medida será suficiente ou se serão necessárias emendas.

PAP: Bolso de Cama11. Inicie a alguns centímetros do primeiro canto, deixando sobra de debrum para trás, pois ela será necessária para a emenda logo mais adiante.

12. Ao chegar a 1cm dos cantos (sinalize com um alfinete para não esquecer de parar), faça retrocesso, erga agulha e pé calcador, gire o trabalho em 90º. Dobre a tira de debrum em 45º para cima, e depois para baixo tendo como referência a borda do tecido de baixo. Ela formará uma diagonal escondida. Então reinicie a costura bem próximo da borda, fazendo retrocesso.

(Observe na sequência de imagens abaixo)

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

PAP: Bolso de Cama

13. Após contornar quase todo o bolso com o debrum, finalize a costura a pelo menos 10cm de onde ela iniciou. Esta margem será útil para emendarmos a tira de debrum e o acabamento ficar perfeito. ->

14. Em uma das pontas do debrum que estão livres faça uma dobra a 45º para cima.Vinque com ferro de passar esta dobra.

15. Na ponta oposta, siga a direção do debrum como se continuasse a costura anterior, assim as tiras irão se sobrepor. Alfinete uma com a outra  e costure no local indicado na imagem abaixo. A costura inicia no ponto exato da diagonal onde um debrum encontra com o outro.(Veja sequência de imagens abaixo)

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

16. Emende as tiras de debrum, abra a costura e corte os excessos de tecido.

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

17. Finalize a costura do debrum ao bolso de cama do ponto onde parou no passo 13 até onde a costura teve início.

PAP: Bolso de Cama

18. Do lado direito iremos dobrar o debrum 1cm e vincar, e outra dobra mais uma vez, cobrindo de leve a costura anterior (feita no lado do forro).

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

19. Vire mais uma vez até encontrar e cobrir de leve a costura anterior. Vá alfinetando. Quando chegar próximo ao canto, vinque a dobra de maneira contínua, ela formará uma diagonal, como a da imagem abaixo-esquerda. Dobre o debrum na altura onde está a borda do bolso até cobrir a costura anterior e alfinete. Deve ficar como a imagem abaixo à direita.

PAP: Bolso de CamaPAP: Bolso de Cama

20. Agora faça uma costura na beirada do debrum pelo lado direito do bolso de cama. Se preferir alinhave primeiro, ou costure com pontos invisíveis.

21. Para camas tipo box: Corte duas tiras de velcro áspero e costure próximo à parte superior do bolso, pelo lado do forro/fundo.

PAP: Bolso de Cama
Para camas de madeira: não é preciso costurar velcro, você pode fixar o bolso com tachinhas na madeira, pela parte interna da cama, ou utilizar alfinetes de segurança prendendo o bolso ao colchão.

Está pronto! Agora é só instalar na sua cama e deixar seu quarto ainda mais aconchegante.

35 comentários sobre “PAP: Bolso de Cama

  1. Amei o seu blog. Obrigado pela dica do debrum.
    Bjinhos.

  2. Maravilhosa idéia, vou fazer!!!!!
    Obrigada por compartilhar e sucesso para voce!!!!!!
    Bjs
    Fatima
    Atelier Mimos da Fau

  3. Oi Magda, obrigada pelo comentário. Boas costuras!

  4. Oi Fatima, obrigada! Ah, vi a foto do bolso na sua galeria do flickr, adorei!!! Deixei um recadinho pra vc lá. Beijos

  5. Seus trabalhos são lindo, obrigado pela colocação do viés
    bjs

  6. Que lindoo. Adorei! Vou tentar fazer..

  7. Oi Beth, obrigada pelo comentário! Que bom que a dica do viés te foi útil. Abraços

  8. Olá Gabriela, que bom, quando fizer mostra pra gente? Bjs

  9. Lindo demais Ana!!!!!! Sou tua fa foreverrr!!!!! bjao

  10. Oi Emi! Bjos amigaaaa, muita saudade de você!

  11. Oi Ana
    Assim fica fácil fazer,né?
    Sua explicação como sempre é perfeita!
    Muito obrigada
    Edy Arteira

  12. Oi Aninha
    Já fiz um pra minha filha seguindo seu PAP.Ficou lindo e ela adorou!!!
    Muito obrigada
    Bjs
    Edy Arteira

  13. Obrigada Edy! Beijos

  14. Eu vi a foto em seu flikr Edy, posta o link pra gente aqui? bjos

  15. Adorei sua explicação, consegui fazer tranquilamente. Obrigada por dividir as dicas. Parabens! Beijos

  16. Agradeço por comentar Maria Ivete! Bjos

  17. Amei seu trabalho, perfeito, eu ja tentei fazer debum mas ainda não consigo vc poderia me enviar o passo a passo com fotos maiores pelo meu e-mail?
    Abraços.

  18. …Obrigada por compartilhar, se vc não puder enviar eu vou entender.
    Abraços
    R/S

  19. Muito obrigada acho que agora achei um pap tão bem detalhado muito obrigada mesmo vou tentar fazer tá.

    Beijos Sassa

  20. maravilhosa a explicação, trabalho muito lindo, obrigado, bjs.

  21. Muito llindo

  22. Adorei esta bolsa de cama qto custa bjos

  23. Tenho 79 anos e aprendi a navegar na internet nos assuntos do meu interesse.
    Adorei o seu blog , e as dicas e meu hobby desde criança eh a costura, crochet, tricot, ponto de cruz e agora, path work
    Obrigada. Vou tentar fazer este bolso de cama junto com minha nora.
    Abraços.
    helena

  24. Muito obrigada!!!!, amei:)

  25. Ana!
    Parabéns sua explicação ficou muito boa obrigada por compartilhar bjss

  26. Fiz um porta controle e para as camas tradicionais eu faço lá no lado do encaixe uma almofadinha com enchimento, que fica bem preso entre o colchão e a madeira. Assim fica faci tirar pra laver

  27. amei

  28. Adorei o pap Ana! Compartilhei o link dele hoje no meu grupo de costura no Face, e as meninas amaram! Venha conhecer o grupo e se quiser participar também! https://www.facebook.com/groups/vamoscosturar/
    Bjos!

  29. ola ana.Amei sua pagina,muito bem explicada.bjs fica cm DEUS,
    Obrigada por nos ensinar.

  30. Amei sua página. Parabéns!!!

  31. MARAVILHOSA. Seu PAP está perfeito pois detalha todas as etapas para a feitura do organizador. Tinha dificuldades para emendar o viés e também para costurar os cantos … e você me esclareceu completamente. Adorei sua página tanto que a coloquei nos meu favoritos. Vou curti-la para que outras pessoas possam desfrutar de seus conhecimentos. Deus te abençoe pelo carinho. Bjs

  32. Oi Ana Vivian
    Posso me tornar assídua no seu blog? Achei-o muito interessante,suas explicações são fáceis de entender,e eu me senti muito bem lendo-as.Obrigada por me ajudar.Também sou velhinha,mas audaciosa,pois até na Internet eu fuxico

  33. Dalva, seu comentário é muito legal! Valeu por deixar essa palavrinha divertida por aqui. Bjs

  34. Amei a ideia, vc acha que eu posso adaptar pra colocar no carro, como organizador? ❤️

  35. Com certeza é possível adaptar, talvez reduzir um pouco o tamanho e fazer algum tipo de alça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *