Artesanato,  Costura,  faça-você-mesmo

PAP: Bolso embutido com Zíper

Olá gente, nesse post um passo-a-passo para costurar um bolso embutido com zíper, muito utilizado para bolsas e outras coisas mais. Espero que seja útil nas costuras de vocês! O meu apliquei em uma bolsa-capa para cestinhas de bicicleta.

Vamos lá:

1. Usei um zíper de 18cm (medida contada entre os finalizadores metálicos). Cortei duas partes de forro para o bolso com a mesma medida, cerca de 21x21cm, e mais um pedaço maior que faz parte da bolsa montei aí na imagem acima.

2. Desenhe um retângulo com 0,75cm* por 19cm e depois divida ao meio (marcação para cortar), os 19cm são importantes para que ao costurar, o tecido não sobreponha os finalizadores do zíper, evitando quebras de agulha. Fiz a marcação sobre o avesso do forro  do bolso,  1cm maior que a marcação para cada lado já é suficiente, mas você pode colocar mais folga se esta for sua primeira tentativa.

* Os 0,75cm correspondem à pouco mais da espessura dos dentes do zíper que utilizei, e são exatamente a medida da minha sapata de máquina. A marcação central é para o corte. Esta medida deixa as bordas do tecido bem rentes aos dentes do zíper, mas o suficiente para o carrinho deslizar sem problemas.

(Se precisar ver maior, clique nas imagens para ampliar.)

3. Costure o forro do bolso ao tecido correspondente à peça que está confeccionando, direito com direito. Utilize uma medida de espaçamento ponto bem pequeno, para facilitar as costuras nos cantos.

4. Corte na marcação central dobrando a peça ao meio para facilitar. Não chegue até o final, observe o ítem 5 antes.

5. Cerca de 1cm antes da borda, faça um corte com formato diagonal em direção às quinas da costura.

*Como deve ficar depois de cortado:

6. Desvire o forro do bolso para o avesso da peça, passando por dentro do corte feito no ítem 5.

*Vista do avesso da peça após desvirar o forro do bolso:

7. Passe a ferro para vincar melhor, abrindo bem as costuras, para que não fique dobras de tecido em excesso, pois isso aumentaria o espaçamento de 0,75cm. O ideal é que ao passar, você veja os pontinhos da costura no limite da dobra.

8. Encaixe o zíper pelo avesso da peça, centralizando-o corretamente. Alfinete ou alinhave antes de ir para a máquina de costura.

9. Utilize a sapata para zíper que acompanha sua máquina de costura. Cada marca utiliza uma diferente. Algumas tem opção de alinhar a agulha para a direita ou para a esquerda. Faça uma costura o mais próximo a borda do tecido que conseguir, pois se afastar muito, pode acabar não costurando o cadarço do zíper em alguns trechos. Você também pode fazer um ponto de zigue-zague miúdinho nas extremidades para reforçar.

* VIsta do avesso após o zíper aplicado:

10. Coloque a outra parte do forro sobre o forro já costurado com o zíper, direito sobre direito e alfinete somente entre eles.

11. Faça uma costura ao redor com margem de 1cm da borda. E está pronto!

Até o próximo post, pessoal!

PAP: Bolso embutido com Zíper

42 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

anAVivian – Tangará, SC 
Cnpj: 21.729.364/0001-87  

Esta loja tem:
Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
Você também me encontra por aqui:

Inscreva-se para receber novidades!

Quer saber primeiro das novidades no blog, promoções e novos produtos? Inscreva seu e-mail!

© 2019 Todos os Direitos reservados / Todas fotos, artigos e produtos são propriedade de anAVivian
Se você for compartilhar, pinar ou postar algo deste site, dê os créditos, informe a fonte e link para meu site. Obrigada por respeitar os direitos autorais!