Publicado em Deixe um comentário

Estudos de paisagens nevadas em aquarela

Estudos de paisagens nevadas em aquarela

Alguns estudos que tenho feito à noite, nos espaços de tempo “livre” entre encomendas. Antes de chegar a estes resultados, fiz diversos estudos de cor em papel inferior e em menor formato.

Os trabalhos finais foram feitos em tamanho A5 com dois papéis diferentes. Ambos da marca Hahnemühle, o primeiro foi feito no Turner 100% Algodão, e abaixo no Expressions.

Senti bastante diferença de trabalhar entre eles, apesar da paisagem relativamente similar, houveram diferenças. No turner eu consegui trabalhar muito mais texturas com pinceladas secas para simular as pedras da montanha. Já o expressions tem uma textura bem menos rugosa, apesar de ambos serem grana fina e prensados a frio, são papéis bem diferentes de se trabalhar.

Outra coisa é que o turner parece ter bem mais gramatura que o expressions e segurar muito melhor as camadas mais molhadas, já o expressions parece ser mais fino e deformou mais com as aguadas. Apesar disso, ambos são gramatura 300.

Estudos de paisagens nevadas em aquarela
Feito em papel Hahnemühle Expressions 100% Algodão

Então esses foram uns estudos iniciais baseados em fotos de arquivo pessoal. Escolhi elas para iniciar pela simplicidade dos tons, e apesar de satisfeita com as montanhas, ainda sinto que posso melhorar na escolha das cores para vegetação e também evoluir na montagem da composição não tão literal quanto a foto de referência me suger.

Esta semana comecei outros estudos de montanhas ao entardecer e pôr do sol e está muito mais complicado para chegar nos matizes corretos. Estou sofrendo bem mais, principalmente para encontrar os pigmentos que interagem melhor entre si, considerando que não possuo uma paleta muito variada de tintas.

Tem sido momentos de bastante prazer, introspecção e de me deixar levar pelo “fluxo” enquanto estudo paisagens, aqueles momentos que a gente nem vê o tempo passar e que a mente se esvazia dos problemas e se concentra só no presente. Bastante clichê, é verdade, mas tem sido exatamente isso! E acho que esses momentos fazem muito bem pra minha saúde mental.

Aquele meme é verdadeiro, “a pessoa quando tá aquarelando paisagens bonitas não quer guerra com ninguém”, ou quer, as vezes, com o papel que entorta, ou com aquela cor que nunca conseguimos chegar. Mas esse vai ser o tema do próximo post, quando eu finalmente conseguir pintar um vulcão nevado do altiplano ao entardecer! Me aguardem…

Espero que vocês tenham gostado de se transportar para estas montanhas nevadas comigo neste post! Abraços e até logo!