Publicado em Deixe um comentário

Nova série de aquarelas autorais explorando a expansão natural do pigmento

Gato Preto - Original
Eu e a aquarela do gato preto
aquarela expansiva gato preto original disponível na loja

Durante um estudo de retrato de figura humana para o curso, em que a proposta do professor era aquarela monocromática explorando bastante a umidade do papel e as indefinições e manchas expontâneas ou causadas. Então me deparei com uma característica intrigante do pigmento preto que estava utilizando: ele não parava de expandir, e eu de tentar lutar contra essa característica natural dele, na tentativa de não arruinar com a cara do senhorzinho que eu estava tentando retratar. Que frustração!

Porém, o que estava sendo uma dificuldade técnica muito grande para mim com esse pigmento num retrato de figura humana, poderia ser um excelente recurso para pinturas bem expressivas e mais gestuais de retratos de animais, especialmente de animais fofinhos.

Então lá fui eu ao meu site/recurso favorito para fotos de referência, buscar algumas imagens de gatos pretos bem peludinhos. O site em questão é um banco colaborativo de imagens com autorização para uso para artistas de mídia tradicional (não inclui autorização para artistas digitais). O site é como um fórum, você usa as imagens como referência, mas depois você deve retribuir a gentileza postando a foto da arte que você produziu e linkando à imagem que utilizou como referência. O link do site (em inglês) caso você queira conhecer: https://pmp-art.com/ E você pode ver a foto que eu utilizei visitando meu perfil lá: https://pmp-art.com/anavivian/gallery

Encontrado o gatinho (ou melhor, depois fiquei sabendo que era uma gata), para minha referência lá fui eu brincar de expandir a aquarela! Gravei partes do processo e até fiz um reels lá pro instabug*. Reassistindo a gravação notei que partes do estágio dessa aquarela poderia ser aplicada não só para animais pretos, mas para cinzentos também, então o próximo animalzinho escolhido foi um esquilinho cinzento, o qual também gravei alguns pedaços do processo pra fazer mais vídeos para o insta(bilidade)*.

Ambos os vídeos e resultado da pintura foram muito bem recebidos e estou considerando continuar esta série com mais animais nesse estilo. Este modo de aquarelar é uma delícia para brincar e deixar fluir bem solto.

Ambas as aquarelas produzidas até agora estão disponíveis para compra na minha loja virtual:

Gato Preto

Esquilo Cinzento

Nova série de aquarelas autorais explorando a expansão natural do pigmento

Espero que gostem do resultado deste trabalho e vou gostar muito de saber o que você achou desse estilo de aquarela e dessa série.

Mais animais fofinhos estão por surgir aí! Se você tiver alguma ideia para sugerir, pode me escrever também. Provavelmente ainda vou brincar bastante com poses de gatos principalmente, mas poderiam surgir ursinhos, coelhos, filhotinhos de tantas espécies de animais… a lista é imensa, e a minha vontade de continuar produzindo aquarelas assim também!

Um abraço e até o próximo post!

__

*Ultimamente instagram tá tanto bug e coisas bizarras acontecendo, que precisei usar “licença sarcástica” aqui…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *