Publicado em 4 comentários

7# PAP: Almofada para alianças

7# PAP: Almofada para alianças

No sétimo post da série, um Passo-a-passo para a almofada das alianças (costurada pelo Noivo)!

7# PAP: Almofada para alianças

Esta é uma tarefa bem fácil de fazer, e a do nosso casamento o André mesmo costurou. (Pra quem duvidar que foi ele, nós temos tudo documentado em vídeo!). A correria da última semana era tanta, que ele teve que colocar a mão na massa também!

Vamos ao PAP?

Materiais:

  • Dois retalhos de tecido com pelo menos 15x15cm cada um;
  • Tesoura de tecido;
  • Alfinetes;
  • Lápis ou giz de tecido;
  • Pedaços de papel para o molde do coração;
  • Linha;
  • Agulha de mão
  • Aproximadamente 1 metro de fita de cetim ou outra sua preferência.

1. Corte dois tecidos em formato de coração como este:

7# PAP: Almofada para alianças

2. No local marcado, pelo lado direito de um dos pedaços cortados, costure uma fita de seu agrado, ela servirá para atar as alianças

7# PAP: Almofada para alianças

7# PAP: Almofada para alianças

3. Enrole a fita costurada e prenda com um alfinete a fita dobrada ao tecido, para que a próxima costura não pegue em sobras da fita que ficam soltas.

7# PAP: Almofada para alianças

4. Una direito sobre direito dos dois pedaços de tecido. Costure nos locais indicados no desenho com arremate no início e fim da costura, deixando um espaço sem costura para virar o direito para fora de preferência na parte mais reta do coração. Facilita o trabalho se você seguir como guia a margem a lateral do pé calcador da máquina de costura. Caso vá costurar a mão, risque de leve com lápis ou giz 1cm a partir  das bordas do coração.

7# PAP: Almofada para alianças

5. Faça um pique de tesoura no local indicado no desenho, mas cuidado para não atingir a linha da costura, o ideal é que o pique fique a 2mm da costura. Desvire o coração deixando direito para fora, retire o alfinete que prende as fitas.

7# PAP: Almofada para alianças

6. Encha o coração com fibra sintética. Aquelas fibras siliconadas são as mais indicadas, pois dão volume e deixam leve, ao mesmo tempo.

7. Com linha simples na agulha e um nó na ponta, entre pelo avesso do tecido e saia na extremidade, próximo a um ponto de início ou fim da costura anterior. Faça pontos invisíveis. (Se você não sabe como é o ponto invisível corra a tela para o final do post).

8. Com outro pedaço de fita, (pode ser o mesmo tipo de fita que segurará as alianças), meça o dobro do perímetro da almofada e corte nesta medida. Costure as duas pontas da fita, formando um elo. Faça uma costura de franzir (ponto mais largo de sua máquina), deixando as extremidades sem arremate e com sobra de linha. Puxe uma das linhas que sobrou para formar o franzido até que fique com a mesma medida do perímetro da almofada.

7# PAP: Almofada para alianças

9. Com linha simples na agulha, e nó na ponta comece a fazer pontos miúdos para fixar a fita franzida na beirada da almofadinha. Arremate com um nó ao final do trabalho. Se preferir, alfinete de 3 em 3 cm a fita já franzida ao redor da almofada de coração, e vá costurando, pois assim você pode ver como ficará a fita e distribuir melhor o franzido.

7# PAP: Almofada para alianças

Pronto! Está feita a almofada das alianças.

Se você não sabe como é o ponto invisível, visite o Blog do Banana Craft neste link, que lá tem um vídeo demonstrando. Mas, adiantando, o ponto invisível é como um alinhavo, então o segredo para ficar invisível é alinhar o ponto onde a linha sai de um lado, ao ponto onde a agulha vai afundar no outro.

Semana que vem, mais um PAP: A gravata do noivo.