faça-você-mesmo,  Na Cozinha

Pão Integral Super Saudável

Eba! Hoje o assunto do post muda totalmente dos 10 anteriores.

Agora que tivemos que assumir defiitivamente uma rotina “família”, fazer pão tem sido um dos nossos hábitos caseiros mais exaustivamente repetidos (tudo isso em nome do vício de comer pão!). E isso não tem sido só tarefa minha, muitas vezes é o marido que vai lá pra cozinha. Você vai ver que é fácil de fazer!

Esta receita sofreu alguns testes e evoluções. É bem verdade que os primeiros deram super certo (obviamente sovando à mão!) e ficaram enormes e bem fofinhos, como este da foto acima. Mas que canseira! E eu pensava, “será que dá pra fazer na máquina de pão?”. Tentei mais de 10 vezes até acertar o ponto, enquanto isso a gente foi comendo tijolos de farinha…

Não tem graça contar a receita sem contar a historinha da origem dela. Afinal, de novo tem a ver com bicicletas, oras rodas! Foi durante o coquetel de uma palestra lá na universidade, sobre a segunda viagem de bike de um grupo de estudantes.  Eles ofereceram um coquetel vegetariano, com pães integrais deliciosos. O pessoal que fez os alimentos estava por ali, e fomos perguntar se eles vendiam em algum local aqueles produtos. Compramos e levamos um pãozinho pra casa, e levamos também a dica: falsa clara feita com linhaça hidratada. “Então não vai gordura, nem ovos?”, e eles afirmaram “Isso aí”. É, aquela noite foi muito produtiva, ânimo biker e curiosidade culinária…

Pão Integral Super Saudável (Sem gordura, sem ovos, sem conservantes!)

Ingredientes:

4 colheres de sopa de linhaça
2 copos de água
1 copo e 1/2  de farinha de trigo branca*
1 copo e 1/2  de farinha de trigo integral*
1 copo de aveia ou farelo de trigo
2 colheres de chá de sal**
2 colheres de sopa de açúcar, ou melado, ou açúcar mascavo**
1 colher de chá de fermento biológico

* Pode também só com farinha integral, ou só com farinha branca, caso esteja faltando uma e outra em casa…
**Ou à gosto

Adicione também coisinhas gostosas e que fazem bem à saúde, como: sementes de girassol, gergelim, uvas passas, nozes ou castanhas trituradas…

Modo de Preparo:

Coloque a linhaça em um pote com tampa e hidrate com os copos de água. Deixe reservado por pelo menos 4h, até identificar que a água adquiriu consistência parecida a da clara de ovo.

Encaixe as pás da forma da máquina de pão e despeje a linhaça hidratada, adicione o sal e o açúcar. Também pode separar a linhaça da clara se preferir.

Sobre a clara de linhaça despeje a aveia ou o farelo de trigo, depois a farinha branca, a integral e salpique o fermento por cima da farinha, sem que o mesmo entre em contato direto com a umidade.

Coloque para ciclo 12, pão integral. A massa fica bastante melequenta mesmo, pois só assim o pão cresce, se ficar muito dura e sêca, o pão fica um tijolão, e se ficar muito mole fica com cara de abatumado, mal assado.

Também é possível fazer a mesma receita no forno convencional, mas aí você pode deixar a massa um pouco mais consistente, para que seja possível sovar sem grudar demais nas mãos. Antes de assar no forno deixe descansar por umas 2 horas em ambiente morno, de preferência em recipiente fechado, até a massa crescer e dobrar de tamanho. Asse em forno baixo por 40 minutos, a 1hora.
Mãos na massa e bom apetite!

Atualização em 14/07/2011: Um dia esqueci de deixar a linhaça de molho e falei: “Ah, vai só com água mesmo!” e deu certo! Por pura preguiça de colocar as sementes de molho testei a receita sem a clara da linhaça mais algumas vezes. Mas não fica tão fofinho, macio e crescido quanto quando se usa a clara da linhaça.

12 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*