Artesanato,  Casamento,  Costura,  DIY,  faça-você-mesmo,  Moda,  Reciclando

6# O Bouquet

Neste 6º episódio do Casamento Reciclado, o Bouquet!

Depois de uma busca sem sucesso pela Internet, atrás de um tutorial de rosas de tecido, que apenas usasse retalhos de tecido, linha, tesoura e agulha, mas que também ficasse com bom acabamento, sem aqueles desfiados, decidi fazer testes e criar minha “pórpria” rosa de tecido. Neste post vou mudar um pouquinho o estilo de postagem da série e dar lugar a um PAP, o passo-a-passo da rosa de tecido. Depois eu continuo contando sobre o bouquet. Quer tentar?

Você só vai precisar de:

  • Retalhos de tecido (de preferência sintético)
  • Tesoura de tecido
  • Agulha fina
  • Linha
  • Vela

1. Comece cortando diferentes tamanhos de pétalas, no formato parecido com na foto abaixo. Quanto mais pétalas, mais “repolhuda” fica a flor, quanto menos, mais com cara de botão ela fica.

2. Comece com os pedaços menores. Dobre ao meio no sentido horizontal da pétala recortada. Com linha dupla na agulha, faça um nó na ponta e comece a fazer um alinhavo nas beiradas da pétala pela parte arredondada. Aqui utilizei linha de outra cor para facilitar a visualização, mas você pode fazer com tecido e linha no mesmo tom.

3. Para fazer o começo do botão da rosa, faça o alinhavo e comece a enrolar a ponta da pétala puxando de leve o alinhavo para formar um franzido suave. Para ficar firme e não desmanchar faça pontos na base do botão formado para ele não desmanchar o formato.

4. Depois de feito o miolo, não arremate a linha! Continue alinhavando a próxima pétala, desta vez uma um pouco maior que a anterior. Alinhave toda a borda, puxe a linha para fazer um leve franzido, e comece a enrolar esta pétala ao redor do miolo do botão. Feito isso, faça uns pontos na base inferior para firmar a segunda pétala ao miolo, e esta não desenrolar.

5. Os passos seguintes repetem o passo 4, com a diferença que em cada próxima pétala, escolha uma maior que a anterior. Fica com mais jeito de pétala de rosa se você começar o alinhavo com a pontinha da pétala enrolada para o lado de dentro, como na foto abaixo:

6. Quando você decidir que já está num tamanho ideal para seu botão de flor, você pode arrematar. Mas se quiser aumentar o tamanho da rosa, adicione mais pétalas, as últimas bem maiores que as anteriores,  faça com que o alinhavo deixe o tecido mais franzido para criar maior volume nas pétalas mais exteriores, e ao invés de enrolar toda a volta, deixe-as mais soltas, completando apenas meia volta.  Termine com alguns pontos para firmar na base da flor como na foto abaixo e arremate a linha.

Dicas: Se você usar um tecido 100% sintético e que desfie muito, uma opção é acender uma vela, e na lateral da chama, aproximar a pétala recortada já dobrada (tente não encostar na chama). O calor da chama derrete os fios do tecido, que se grudam uns aos outros. Você também pode fazer isso ao terminar de costurar o botão, aproximando a base da flor da chama, cuidando para não atingir os pontos de costura, ainda mais se tiver utilizado linha de algodão.

Para o bouquet fiz flores de diversos tamanhos e tons de branco, usando vários tecidos diferentes que fui encontrando, assim não ficou monótono, todo idêntico. As irregularidades e imperfeições também estão presentes na natureza, e ser perfeccionista neste caso não vai trazer muita vantagem. Botões ou rosas mais abertas, flores menores e outras maiores deixa mais bonito, sem falar que poderá aproveitar muito mais os retalhos que tiver à mão.

Finalização:

Para dar acabamento à flor, utilizei os copinhos de caixa de ovo pintados de verde, mas também pode usar retalhos de tecido e mesmo feltro, dependendo de como você quer que a rosa fique, se mais rústica, mais sofisticada… O copinho da foto abaixo ainda foi recortado depois, para ficar em um formato mais delicado.

Para o meu Bouquet usei palitos de churrasquinho forrados com fita de florista, umas fitas verdes que vende em lojas de embalagens e floriculturas. Furei o copinho de caixa de ovo, colei o palitinho com cola quente por dentro, e depois colei a rosa de tecido.

Como eu dispunha de retalhos de renda em tom verde, recortei a renda que tinha desenho de folhinhas, e apliquei ao longo do caule de palitinho já forrado. Para o suporte, forrei um cone vazio de linha de costura com tecido branco, e depois apliquei o que sobrou dos retalhos de renda verde que usei para o caule. Dentro do cone coloquei um pedaço de isopor que veio na caixa do computador, que serviu para firmar os caules da flores. Na base colei um botão branco, assim o bouquet ficava em pé, paradinho na mesa.

E assim ficou:

Mas no casamento aconteceu uma coisa bem legal. Na hora de jogar o bouquet as pessoas me diziam que eu não deveria me desfazer do original, deveria jogar um urso de pelúcia ou outro objeto. Oras! Mas o bouquet é feito pra isso mesmo, não pretendo casar de novo, nem usá-lo em outra ocasião! Decidi jogar! Aconteceu que joguei com tanta força pra cima, que no ar algumas flores se desprenderam, e o bouquet se dividiu. Tá, agora é esperar pra ver quem delas vai casar primeiro! Hehehehe

40 Comentários

  • maria

    Muito obrigada pela linda dica ou melhor, aula!
    Hoje vivian, fiz uma rosa, ela ficou linda! Falta aperfeiçoar pra vê se fica parecida com a da minha professora hehehe!
    Valeu mesmo!
    QUE DEUS ABENÇOE MUITO A TUA VIDA!
    Um grande abraço

    Maria – Belo Horizonte-MG

  • anAVivian

    Olá Maria,
    Nem na natureza um botão de rosa é igual ao outro, e as diferenças até dão um charme numa composição. Não se prenda ao prefeccionismo, hehehe. Garanto que a sua flor deve estar uma belezinha! Porém, treinar é preciso, espalhe suas rosas por aí!
    Agradeço o carinho do seu recado, e volte sempre. Abraços!!

  • anAVivian

    Olá Manuela,
    Obrigada pela visita e recadinho! Mas para que eu possa retribuir, deixa seu endereço virtual! hehe
    Bjokas

  • Eliana Botelho

    Ameiiii a dica, tbm amo artes, fico horas inventando coisas com tecido, algumas com sucesso e outras não, mas enfim, é o que gosto de fazer nas horas vagas que tenho…. Gostaria mt que essa fosse minha profissão… Parabéns!

  • anAVivian

    Oi Eliana!
    Que legal, mas, se é disso que você gosta e almeja como profissão, nunca é tarde para buscar profissionalização, cursos, enfim! Bom, em meus primeiros projetos também falhei em diversos, isso é normal no aprendizado de qualquer coisa, ainda mais quando vamos tentando acertar sozinhas. Obrigada pela visita, bjoss

  • MÔNICA DINIZ

    Oi Ana Vivian,depois de horaS NA NET PROCURANDO AJUDA PARA FAZER ESTAS ROSAS EU A ENCONTREI… VOU CORRENDO TENTAR FAZER AS MINHAS ROSAS POIS VOU DOAR AS LEMBRANCINHAS PARA UM CASAMENTO DE UM AMIGO E VOU FAZER ESTAS ROSAS.PARABÉNS POR SEU TALENTO E POR TRANSMITIR O TALENTO QUE DEUS LHE DEU!!! MÃOS TÃO ABENÇOADAS ASSIM,SÓ PODERIA SER MESMO UMA BELÍSSIMA CRIAÇÃO DO PAI…CONTINUE ASSIM,DIVIDINDO COM SEUS IRMÃOS A SABEDORIA QUE O PAI LHE RESERVOU.FIQUE NA PAZ E UM GRANDE BEIJO!!

  • anAVivian

    Olá Mônica, obrigada pelo carinho da sua mensagem. Eu penso que tudo que aprendemos não deve se encerrar dentro de nós, mas sim ser compartilhado. Fico feliz em saber que com o que compartilhei aqui, você irá multiplicar, através deste gesto de presentear seus amigos. Beijos!

  • Edilene

    Olá Ana Vivian!
    Encontrei vc ao procurar uma flor de retalho,ñ pude ver tudo ainda, mas gostei demais do q já pude ver.Parabéns pela originalidade das idéias conservadoras q quase desapareceram.Que Jesus abençõe vcs hoje e sempre.

  • juliana

    adoreiiiiSabe o que procuro a mais de uma semana e não acho???? Aqula flor de tecido sintético com renda no meio q o povo de minha cidade tem coragem de pedir o olho da cara. Ela vem frisada, bem parecida com aquelas que compramos para enfeitar nossa casa c arranjos artificiais…

  • anAVivian

    Olá Juliana. Obrigada pelo recado! Olha, eu não sou especialista em flores artificiais, mas hoje em dia a gente acha quase tudo na internet. Se não encontrar um tutorial igual, tente adaptá-lo. Boa sorte, beijos!

  • ednalva

    perfeito seu buque, é super original exatamente o que eu procurava. vou tentar fazer o meu agora mesmo , obrigada pela ideia ana vivian.

  • Lih_

    Amei, lindas! Vou tentar fazer para o meu casamento, quero um bouquet de rosas vermelhas de cetim… Vamos ver se consigo fazer lindo como o seu… Parabéns… ;*

  • kelly

    olá gostei muito é fácil para fazer.Fazem dias q estou tentando achar modelos diferentes de rosas para buque obrigada….

  • regilene

    ola vivian me diz quantos centimetro tem cada petala e se puder posta um video nao estou conseguindo nao fica como a sua

  • anAVivian

    Olá Regilene, não há vídeos, ao menos por enquanto, mas você me deu uma boa ideia! Enquanto eu não puder disponibilizar um vídeo, sugiro que você siga tentando e se tiver dúvida em algum passo em específico, me escreva!

  • anAVivian

    Olá Regilene, cada pétala eu fazia de um tamanho, começando com retalhos menores e terminando com retalhos maiores. As minhas primeiras flores ficaram terríveis. O segredo do artesanato é justamente a prática, quanto mais fazemos, mais aperfeiçoamos! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*